Peças originais ou paralelas para motos?

Quando sua moto quebra ou algum dos componentes se desgastam e precisam ser trocados, é comum que você fique na dúvida entre escolher peças originais ou paralelas.

Porém, se você quer que sua motocicleta tenha uma vida útil maior, é muito importante que você tenha conhecimento sobre cada um desses tipos de peças para que possa escolher a melhor para as suas necessidades.

Para que você possa entender melhor como você pode fazer a melhor escolha, vamos apresentar algumas informações abaixo!

Peças originais ou paralelas?

Para que você decida de maneira inteligente sobre qual peça deve investir para a sua motocicleta, é muito importante que você entenda as principais diferenças entre elas.

Saber as diferenças entre essas peças além de aumentar a vida útil da sua moto, pode preservar o condutor, uma vez que, a escolha certa poderá evitar acidentes.

Peças originais

Elas também são chamadas de peças genuínas, sendo estas produzidas pelas montadoras das motos ou veículos.

Essas peças passam por um processo bastante rigoroso de avaliação para atestar a sua qualidade antes que as mesmas circulem no mercado.

As peças originais são as mesmas utilizadas na montagem das motocicletas novas, além disso elas são produzidas com os mesmos materiais.

As peças originais passam por todo o processo de fabricação, além disso passam por testes que possam certificar a qualidade das mesmas, uma vez que só depois disso podem ser compradas em moto peças autorizadas como Loja Neno.

As peças genuínas possuem a garantia da montadora de que os itens serão adequados para as necessidades da sua moto, uma vez que elas possuem o mesmo padrão de peças das motocicletas novas que saem da fábrica.

Sendo assim, elas possuem a garantia de que as mesmas são adequadas para a marca e modelo de sua moto.

Peças Paralelas

Também chamadas de peças genéricas, elas são produzidas por outros fabricantes e não pelo mesmo que desenvolveu a motocicleta.

Elas são itens de reposição, porém muitas das vezes não possuem a mesma durabilidade e qualidade das peças originais.

Normalmente as peças paralelas são bem mais baratas que as originais, além disso é comum você encontrá-las em várias lojas de peças automotivas.

Por mais que eles possuam um preço mais acessível, a sua qualidade é questionável, além disso é necessário que você desconfie de valores que possam estar muito abaixo do que se pratica no mercado, uma vez que, é um indicativo de procedência suspeita.

Peças de origem duvidosa

As peças falsificadas ou de origem duvidosa podem gerar inúmeros problemas para a sua motocicleta, além de causar até mesmo um acidente.

Sendo assim, é muito importante que você identifique se a peça é ou não de má qualidade, uma vez que, elas podem estragar, superaquecer e até mesmo machucar as pessoas.

Como identificar as peças do mercado?

Para evitar esse tipo de problema, é essencial que você saiba identificar se a peça é paralela, similar, original ou até mesmo usada.

Peças Similares: elas são reconhecidas no mercado, possuam a devida identificação da sua procedência, ou seja, tem marca própria e também dão garantia.

As peças similares são aquelas que intitulamos de paralelas, ou seja, são produzidas por fabricantes independentes, são encontradas em inúmeras lojas do segmento de motocicletas que vendem no varejo;

Peças Originais: são peças produzidas pelas mesmas montadoras das motocicletas, sendo que elas são as mesmas utilizadas nas motocicletas novas;

Peças Falsificadas: são feitas a partir da utilização indevida de outras marcas ou até mesmo de contrabando, ou seja, entram no país sem fazer o devido recolhimento dos seus impostos.

Peças usadas: são aquelas originadas de atividades de desmanche;

A importância de investir em peças originais

Agora que você entendeu como identificar uma peça de motocicleta, vamos apresentar algumas informações sobre a importância de se investir em peças originais, confira:

Maior durabilidade

Por mais que as peças paralelas sejam visualmente semelhantes às originais, isso não é garantia de que as mesmas possuem qualidades iguais.

Sendo assim, uma das principais diferenças é o fato de que as peças genuínas possuem maior durabilidade, evitando assim a frequência de reposição.

Economia maior

Se você pensar em um investimento a longo prazo, uma das melhores alternativas é optar por uma peça original.

Isso pelo fato de que, por mais que elas sejam mais caras, a sua durabilidade é muito maior, evitando assim que você precise fazer a troca com mais frequência.

Melhor desempenho da sua moto

Como já foi mencionado, as peças originais são submetidas a vários testes de qualidade certificando que as mesmas podem ser inseridas no mercado.

Com uma maior qualidade, consequentemente a sua moto terá um melhor desempenho, uma vez que as peças paralelas estão sujeitas a algum tipo de erro.

Sabemos que quando se trata de segurança e qualidade, a melhor opção são peças originais, por isso se você está em busca dessas para a sua moto, busque o lugar que entende de motos e qualidade!

Reply

três × 3 =