Desempenho no futebol: as 4 chaves para melhorar seu desempenho

Para melhorar seu desempenho no futebol, você precisa partir de uma premissa: se você é um atleta de “fim de semana”, deve dar bastante ênfase à preparação física geral e não tanto aos específicos (deixe isso para os atletas avançados).

Habilidades que você deve treinar para melhorar seu desempenho no futebol

1.- Resistência

A melhoria dessa capacidade permitirá que você mantenha a mesma intensidade de trabalho por mais tempo com o qual não conseguiu completar a hora do jogo anterior. Podemos realizar dois tipos de trabalho de resistência

Por um lado, os exercícios resistidos em suas variantes contínuas ou fracionadas são indicados para melhorar a capacidade cardiorrespiratória e sua aptidão cardiovascular.

Muitos treinadores dirão que esse tipo de incentivo não é o necessário para melhorar o desempenho no futebol. Mas convenhamos que a grande maioria desses treinadores está falando de atletas que se dedicam a competir e treinar todos os dias e já possuem uma base armada de anos e não de alguém que joga apenas uma vez por semana onde seu desempenho provavelmente ficará muito abaixo esses parâmetros.

Por outro lado, os exercícios de resistência intermitente (com e sem bola) são os que o ajudarão a melhorar sua resistência específica para este tipo de esporte coletivo.

2.- Flexibilidade

Um aumento dele, principalmente do quadril e da coluna (dentro das faixas ideais para o esporte) permitirá que você faça movimentos mais complexos com menor risco de lesão que, se sofrida, o deixaria fora das quadras por um tempo perdendo tudo o que você conseguiu e acima de tudo… enlouquecer por não poder jogar.

Existem estudos que indicam que o treinamento de flexibilidade não previne uma possível lesão. Mas esses estudos foram feitos em atletas de alto nível, então não está comprovado como isso pode afetar pessoas comuns. Portanto, não se esqueça de incluí-lo em seus planos.

3.- Coordenação

Sendo um esporte que utiliza um elemento como a bola e que, além disso, é jogado em equipe, a coordenação individual e em grupo é essencial.

A coordenação individual pode ser dividida em duas, uma com bola e outra sem bola. Cada um deles terá um trabalho específico.

A coordenação do grupo é dividida da mesma forma. De qualquer forma, este último, se toda a equipe não se reunir para treinar regularmente, será impossível treiná-la.

Podemos incluir a coordenação do grupo dentro da parte técnica e tática da sua equipe.

E se o preparador físico da equipe for inteligente, poderá combinar tanto a resistência intermitente quanto os exercícios de coordenação com a bola.

Mas já estamos falando em ter uma equipe com treinador e que eles se reúnam para treinar com frequência e não é tanto o objetivo deste artigo, mas focar no que você pode fazer individualmente para melhorar seu desempenho.

4.- Força

É muito importante aumentar os níveis de força na região abdominal (abdominal, paravertebral e lombar) e principalmente nas pernas, pois são elas que mais trabalham, deixando seu corpo mais leve e poderoso. Isso pode ser alcançado indo a uma academia e treinando principalmente com pesos.

Confira também: Bikinis Brasileños com Desconto.

Como é se sentir mais leve durante o treinamento de força?

Eu vou fazer isso com números redondos para mantê-lo simples. Imagine que seu peso corporal é de 100 kg e você nunca fez treinamento de força nas pernas. Portanto, você está acostumado e tem força para mover esse peso corporal de 100 kg.

Você começa um período de treinamento com o objetivo de aumentar o nível de força de sua perna. Depois de um tempo eles começam a ter uma força de 130 kg.

Isso significa que seu peso atual agora representa 30% menos para suas pernas do que antes, porque você aumentou sua força. Assim você sentirá seu corpo mais leve para fazer os diferentes movimentos.

Toda vez que você se move, pula, freia, muda de direção, se distancia ou se curva, você gasta menos energia e fica menos cansado.

E já que estamos aqui, deixo uma pergunta… e o que acontece se, além de melhorar a força das pernas, você perder peso (tecido adiposo óbvio)? Deixo para sua análise.

conclusão

Assumindo que é um atleta de fim de semana, se procura melhorar o seu rendimento no futebol, o mais importante é que procure melhorar as suas capacidades físicas em geral. Isso é o que você mais precisa para ter um melhor desempenho esportivo.

E se além disso você puder incluir uma alimentação adequada, seja para perder gordura ou ganhar massa muscular, você não apenas aumentará sua condição física geral, mas também sua saúde.

Depois de atingir uma base adequada, você estará em condições de se concentrar mais em outras habilidades, como velocidade, potência, aceleração, essenciais para continuar aumentando seu desempenho. De qualquer forma, trabalhando nos recursos que desenvolvi no artigo, você melhorará indiretamente o último.

Espero que o artigo tenha lhe servido. Se tiver dúvidas sobre como treinar ou qualquer outra questão para estar em forma, contacte-nos para que o possamos ajudar.

Reply

vinte − 11 =