Como ter lucro em marketplaces?

Por mais que o comércio eletrônico ainda seja bem inferior ao varejo no país, sabemos que a tendência é que cresça cada vez mais, dessa forma, vamos explicar como ter lucro em marketplaces.

Nesse artigo você vai entender melhor o significado de marketplaces, a diferença entre ele e uma loja virtual e como ele funciona.

Além disso, vamos apresentar algumas vantagens do marketplace, exemplos dele, como fazer as vendas e o principal, como ter lucro em marketplace. 

Confira!

 como-ter-lucro-em-marketplaces

O que é Marketplace?

Ele literalmente significa mercado, tendo como ideia de um livre espaço onde vendedores e compradores tem a possibilidade de fazer alguns negócios.

Pensando na prática, o marketplace funciona como se fosse um shopping virtual, sendo que as vantagens desse tipo de negócio conseguem alcançar todos os envolvidos.

Nesse modelo, os clientes têm a possibilidade de comparar orçamentos além de ter acesso a avaliação de diversos profissionais.

Esse modelo de negócios não proporciona vantagens somente para os compradores, uma vez que os prestadores de serviços e vendedores de produtos têm a possibilidade de fazer a divulgação do trabalho nesse tipo de vitrine online.

Como afirmamos acima todos saem ganhando, inclusive o dono do marketplace que por meio da sua intermediação, consegue lucrar através das conexões que foram desenvolvidas.

A pessoa que administra o marketplace também não precisa se preocupar com o estoque do produto, com as entregas ou fabricação do mesmo, uma vez que essa responsabilidade está atribuída aos fornecedores da plataforma, por isso saber como ter lucro em marketplace pode ser ainda mais vantajoso para o negócio.

Pode-se dizer que a função do administrador do marketplace é fazer o gerenciamento do ambiente e atrair clientes e fornecedores para esse tipo de shopping virtual.

Dessa maneira podemos dizer que esse é um negócio que revolucionou e continua revolucionando o e-commerce, principalmente por ser inovador.

Diferença entre marketplace e loja virtual

Tanto uma como outra estão inseridas no mundo do e-commerce, mas é importante que você entenda que elas são negócios distintos.

Sendo assim, como falamos acima, o marketplace é um tipo de shopping online, já a loja virtual, é apenas uma loja online.

No marketplace existem vários vendedores oferecendo os mais variados produtos ou serviços na plataforma. 

O dono do marketplace busca cobrar uma comissão pela venda feita, ou uma mensalidade aos prestadores de serviços ou vendedores de produtos. 

Já o gerenciador da plataforma trabalha para que tudo ocorra de forma adequada tanto em relação ao marketing como também em relação a visibilidade do marketplace.

Por sua vez, a loja virtual é um negócio mais convencional, onde apenas uma empresa ou vendedor oferta os serviços.

Nesses casos, por exemplo, o empreendedor cuida de tudo, desde a visibilidade da loja e marketing, até a logística da mesma.

Sendo assim, podemos afirmar que em relação ao marketplace, o seu potencial de alcance é bem maior que o de uma loja virtual.

No marketplace pode ser desenvolvido uma enorme rede de fornecedores, já a loja virtual está limitada à capacidade de produção e atendimento.

Como funciona?

Antes de falarmos como ter lucro em marketplace é interessante explicarmos como o mesmo funciona.

É possível fazer acesso ao marketplace através de 3 tipos de vias, sendo o primeiro para os vendedores ou prestadores de serviços que cadastram seus produtos na plataforma.

Outra via de acesso é a que é feita pelo administrador do marketplace, sendo que esse acesso permite que o profissional gerencie todos os prestadores de serviços e vendedores.

E a última via de acesso é a de clientes, onde os mesmos conseguem acesso à plataforma tanto para contratar serviços como também para fazer compras.

Os prestadores de serviços e vendedores pagam uma mensalidade para cadastrar seus produtos, já os clientes  podem acessar de forma gratuita.

Vantagens do marketplace

Vender nessa plataforma é uma excelente estratégia para quem já está no mercado de vendas de produtos, em loja física ou não, como as redes sociais por exemplo.

Sendo assim, podemos dizer que os principais benefícios são:

  • Maior visibilidade, uma vez que a plataforma é vista por muitas pessoas;
  • Aumento das vendas por conta principalmente da maior visibilidade;
  • O marketplace é um negócio escalável, ou seja, o número de clientes tende a crescer;
  • A plataforma tem um potencial de faturamento alto devido as mensalidades e comissões pagas pelos vendedores e prestadores de serviços;

Alguns exemplos de marketplace

Separamos alguns marketplaces de serviços e de sucesso para você conhecer:

  1. Amazon: De produtos físicos é um marketplace bem tradicional uma vez que ela comercializa produtos físicos;
  2. Uber: Ela é voltada a prestação de serviços, conectando passageiros a motoristas, sendo uma maneira de facilitar a locomoção;
  3. Airbnb: É uma marketplace de aluguéis de acomodações, onde donos de imóveis oferecem quartos para turistas e viajantes;

Como vender?

É importante que você siga algumas dicas para vender os seus serviços ou produtos de forma mais fácil através do marketplace, sendo assim, confira:

Escolha uma plataforma que tenha a ver com o negócio

Geralmente as profissionais que vão para o marketplace já tiveram algum negócio como loja virtual, sendo mais assertivos na hora de escolher a plataforma que mais se encaixa com o seu nicho.

Integre a plataforma com sua loja virtual

É possível integrar a maioria das lojas virtuais a plataforma marketplace, facilitando assim o trabalho do seu cotidiano.

Como ter lucro em marketplace

Agora que você já sabe como fazer vendas nesse tipo de plataforma, vamos explicar algumas dicas sobre como ter lucro em marketplace.

Confira:

  • Seja multicanal, pois quando mais canal você utilizar para a venda, maior vai ser os seus lucros;
  • Procure evitar prejuízos, sendo assim, conheça muito bem as regras do marketplace, principalmente em relação as comissões, campanhas, taxas de estorno, entre outras características;
  • Anuncie mais para vender mais, sendo assim, faça títulos variados do seu produto para cada plataforma marketplace;
  • Faça investimentos em combos e kits, essa é uma excelente estratégia, uma vez que alguns produtos funcionam de forma que complementam outros;
  • Precifique o seu produto de forma correta, isso é importante para que você consiga um lucro e preço justo para seu produto;

Essas são algumas características do marketplace, além de dicas de como ter lucro com marketplace essa plataforma inovadora.

Então, agora você já sabe como ter lucro em marketplaces é hora de trabalhar, desejamos sucesso, até a próxima!

Reply

20 + seis =