Como misturar estilos de decoração?

Na hora de decoração o imóvel que recém comprou da imobiliária, é comum ficar um pouco perdido, principalmente se for leigo no assunto. Afinal, são muitos estilos de decoração e é normal gostar mais de um e se identificar com os elementos. Mas, o que muitos não sabem é que é totalmente possível misturar dois ou mais tipos e obter espaços cheios de personalidade e e elegância.

Contudo, isso precisa ser feito com muito cuidado e atenção, pois dependendo do que incluir no ambiente, pode acabar deixando-o pesado e até mesmo com aspecto bagunçado. Sendo assim, pensando em te ajudar, preparamos o post de hoje com algumas dicas simples e práticas de como misturar estilos de decoração. Vamos lá?

Crie contrastes na decoração

Nossa primeira dica para misturar dois ou mais estilos de decoração é criar contraste. Sendo assim, você deve combinar elementos com características opostas em um mesmo ambiente. Aqui, é importante pensar em características como estilo, forma, cor, estampa, escala e textura. Nesse sentido, quanto mais contraste um ambiente tiver, mais ele irá parecer movimentado e com muita energia. Por outro lado, um espaço com pouco contraste, parece mais calmo e tranquilo.

Contudo, é importante criar um ambiente vibrante e que faça com que as pessoas queiram ficar nele e não desconfortáveis devido à grande quantidade de estímulos. Portanto, procure misturar:

  • Claro e escuro;
  • Formas orgânicas e linhas retas;
  • Fosco e brilhante;
  • Simples e elaborado;
  • Leve e pesado;
  • Duro e macio;
  • Novo e antigo. 

Quanto mais diferentes os estilos, melhor

Outra dica interessante é que quanto mais diferentes forem os estilos, mais rico e cheio de personalidade será o espaço. O estilo marroquino, por exemplo, com móveis de madeira trabalhados, tecidos bordados, azulejos estampados e cores vibrantes pode combinar muito bem com o chinoiserie.

Isso porque, quando os estilos são muito parecidos, as peças acabam competindo umas com as outras, causando um efeito de “looping”, em que seu olhar não descansa em nenhum lugar. Sendo assim, para garantir harmonia, nossa principal dica é misturar um estilo de decoração mais ornamentado e outro mais minimalista. Alguns exemplos que combinam super bem são urbanos e rústicos, clássico e industrial.

Crie uma paleta de cores

Vale lembrar ainda que ter uma paleta de cores mais restrita ajuda a unificar e harmonizar a variedade de texturas, estampas e estilos. Ou seja, é possível misturar quantos estilos desejar, se limitar a quantidade de cores presentes no espaço.

Por exemplo, se você tiver um papel de parede com estampa animada ou sofá muito colorido, pode ser mais difícil misturar os estilos. Sendo assim, prefira sempre ter uma base neutra, que deve estar presente nas paredes, piso e grandes superfícies, como sofás e estantes.

Escolha um padrão

Outra dica é escolher um padrão para decorar com estilos diferentes. Então, para evitar deixar o ambiente com cara de bagunçado, você pode escolher uma forma ou peça que una todo o espaço. Além disso, também pode aproveitar linhas e curvas de determinado móvel de destaque, como o sofá, e repetir essas linhas em todo o ambiente com acessórios e móveis auxiliares.

Inclua um elemento diferente como destaque

Na hora de decorar o ambiente com estilos diferentes, você pode usar uma peça que não se pareça com nenhuma outra e fazer com que ela seja seu ponto focal. Sendo assim, ela irá chamar atenção na medida certa, enquanto os outros estilos escolhidos se misturam em segundo plano.

Misture tipos de madeira

Outra forma de misturar estilos de decoração é explorar o mesmo material, como a madeira. Afinal, é extremamente versátil e consistente para unir as peças. Ou seja, se tiver móveis de madeira que não combinam, mas que funcionam no espaço, uma mancha ou marca na superfície pode aproximá-las do mesmo tom. Justamente por isso, o estilo rústico e industrial combina tão bem.

Escolha um tema

Por fim, mas não menos importante, você também pode escolher um tema para servir de ponto de partida para misturar os estilos. É claro que não precisa ser algo exagerado, mas pode replicar um visual de casa de campo por exemplo, com elementos típicos em um mesmo ambiente.

Então, com as dicas do post de hoje, temos certeza que você será capaz de misturar estilos com muito mais facilidade. No entanto, se não tem tempo ou até mesmo conhecimento suficiente para isso, nossa dica é que você contrate um arquiteto ou designer de interiores para te ajudar.

Devemos lembrar que esses profissionais são especialistas no assunto e, portanto, sabem exatamente o que precisa ser feito para criar ambientes harmônicos, funcionais e estilosos. Sendo assim, ao informar quais são seus gostos e estilos preferidos, eles podem criar um projeto único e cheio de personalidade, sem deixar de lado a praticidade e elegância, além de garantir maior agilidade, é claro.

Reply

4 × cinco =