Quando você está iniciando no mercado online, é muito comum surgir a dúvida de como fazer uma produção de conteúdo digital.
Sendo assim, nesse artigo você entenderá o que é uma produção de conteúdo digital, o que é um conteúdo rico, assim como a importância de um conteúdo bem definido.
No texto você terá noção também de como é a metodologia da gestão de projetos e por final as dicas de como fazer uma produção de conteúdo digital de acordo com o que o mercado exige.

O que é uma produção de conteúdo?
Ela nada mais é que o planejamento, a criação e a distribuição de materiais que sejam de formatos diferentes que consigam atingir um público alvo.
É muito comum que as empresas que estão investindo em marketing digital, estejam também interessadas em uma produção de conteúdo de qualidade.
Dessa maneira, podemos dizer que uma estratégia de desenvolver conteúdos de qualidade, pode reunir um conjunto de formatos como textos, vídeos e áudios que formam infográficos, podcasts, blogs, e até mesmo e-books.
Mas é importante que você tenha consciência de que vai ser a persona que a empresa quer atrair que irá definir o público-alvo.
Por isso é importante saber sobre que assuntos o seu público-alvo se interessa e apostar no mesmo.
O que significa um conteúdo rico?
No processo de produção de conteúdo, existe um material que irá se diferenciar daqueles utilizados em blog.
Esses materiais são chamados de conteúdos ricos, ou seja, aqueles materiais mais educativos que buscam abordar de forma um pouco mais profunda um tema específico.
Para que esses materiais possam ser acessados pelo visitante, o mesmo deve deixar informações para contato tornando o mesmo um LEAD.
Após essa primeira ação, outros materiais podem ser utilizados para alimentar esses Leads. Dessa maneira, podemos citar como conteúdos ricos:
- Webinars (gravados ou ao vivo);
- E-books;
- Templates;
- Planilhas;
- Checklist;
- Ferramentas;
Sendo assim, um conteúdo rico pode ter um foco em:
- Criação de Leads, sendo que esses são entregues normalmente em Landing Pages, sendo que para fazer o acesso aos conteúdos, a pessoa que está visitando deverá deixar seus dados, como seu nome, e-mail, além de outras informações importantes para a empresa;
- Nutrição de Leads como já mencionamos, uma vez que, quanto mais conteúdos forem consumidos, o visitante ficará mais interessado na empresa e em assuntos específicos;
- Profiling, em outras palavras, na captura de mais informações relacionadas a um Lead para que se entenda se o mesmo possui um perfil de qualidade;
Por que é importante ter um conteúdo bem definido?
Agora que você já entendeu o que realmente é uma produção de conteúdo, é importante que você entenda a importância de ter um conteúdo com etapas bem definidas.
Dessa maneira você deve observar se a produção de conteúdos para mídias digitais possui essas três características: previsibilidade, escala e a redução de erros.
Apresentaremos cada uma delas de forma detalhada:
Previsibilidade
É como em qualquer processo de produção acontecer algum atraso, e consequentemente isso acarretará em um nível menor de profundidade de conteúdo, assim como na redução da qualidade.
Por isso é muito importante que se desenvolva um bom planejamento de criação de conteúdo para que se tenha previsibilidade.
Escala
Caso se tenha pouco volume de conteúdo, assim como um número reduzido de pessoas, é mais fácil ter o controle do que está sendo produzido.
Porém, ao aumentar a produção e consequentemente a quantidade de colaboradores é importante ter um local que centralize as ações para que não fiquem desorganizadas.
Redução dos erros
É importante ter um processo bem claro, com etapas bem definidas, reduzindo assim os erros, que normalmente são simples, porém podem comprometer todo o projeto.
Por isso é essencial que se utilize checklists para entender os próximos passos, evitando assim que ocorram falhas, sejam elas por qualquer motivo.
Gestão de Projetos e sua metodologia
Podemos dizer que todo conteúdo é um projeto, sendo assim, eles possuem custos, precisam de recursos, de pessoas envolvidas, além de possuir um escopo definido.
Para quem gosta de trabalhos com métodos mais ágeis, o ideal é seguir um modelo flexível relacionado com as metodologias Lean e Kanban, permitindo assim uma visão geral de todas as etapas relacionadas ao processo.
Além disso, oferece uma visão geral da quantidade de projetos inseridos em cada etapa, assim como uma noção geral do que falta realizar em cada conteúdo, para que ele possa prosseguir para a próxima etapa.
Como fazer uma produção de conteúdo digital?
Para realizar a produção de um conteúdo, é necessário seguir 3 fases e realizá-las de forma eficiente.
Essas três fases são:
- Pré-produção: que incorpora tudo, desde o brainstorm, até o início da produção dos conteúdos em si.
- Produção: onde realmente é realizada a produção dos conteúdos, com os mesmos revisados e prontos para consumo;
- Pós-produção: onde há toda uma preparação para o lançamento desse conteúdo, o lançamento e a verificação e análise dos resultados;
Para que você entenda melhor, vamos explicar de forma mais aprofundada essas três grandes etapas.
Pré-produção
A pré-produção é separada em três etapas, sendo elas:
Sandbox – essa etapa engloba todas as ideias, seja de conteúdos ou ofertas. Sendo que essas ideias podem vir de diversos lugares, desde aquelas que surgem de colaboradores, até mesmo aqueles originários de clientes, parceiros ou Leads.
Backlog – nessa etapa teremos todas as ofertas que estão sendo priorizadas, sendo que as mesmas serão produzidas dentro de um escopo, sendo que esse já tem um tempo definido.
Briefing – essa última etapa tem como objetivo principal entregar o mínimo de estrutura para iniciar a produção com um cronograma bem definido, além de responsabilidades.
Produção de conteúdo
A partir do Briefing, acontecerá a produção de verdade do conteúdo, com o desenvolvimento e a revisão do mesmo.
Pós-produção
Essa última fase de pós-produção envolve a preparação do lançamento, o lançamento propriamente dito, assim como a análise dos resultados obtidos.
Apresentamos algumas informações sobre o conteúdo digital, desde o que ele é, sua importância, a gestão de um projeto e as etapas para o desenvolvimento do mesmo voltado para um público-alvo.
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