Café filtrado: conheça 5 vantagens dessa bebida para sua saúde

Não há sensação melhor do que aquela quando tomamos a nossa bebida favorita e descobrimos que ela oferece mais benefícios do que imaginávamos, certo? É isso que acontece com o café filtrado.

Não é novidade para ninguém que o café está presente em quase todas as mesas brasileiras. Em 2020, por exemplo, conforme dados da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), somente em 2020, alcançou cerca de 21,2 milhões de sacas consumidas e a tendência é crescer cada vez mais.

Por isso, sempre surgem dúvidas sobre a qualidade do café e quais seus benefícios para a saúde.

Mas, no conteúdo de hoje, vamos falar sobre um tipo de café específico, o filtrado. Você já imaginou que ele pode ter diversos benefícios para a sua saúde? Acompanhe a leitura deste conteúdo e descubra.

5 benefícios do café filtrado para a sua saúde

Sempre nos deparamos com notícias sobre o quão saudável é o café. Por isso trouxemos cinco benefícios que vão fazer você incluir esta bebida no seu dia a dia, acompanhe!

1.Café menos fortificado

Qualquer pessoa que aprecia o café entende que trata-se de uma bebida que proporciona vantagens além da energia para o cotidiano. Afinal, não é somente a cafeína que resume o produto, o café também é rico em óleos naturais que se responsabiliza pelas principais características do grão.

Contudo, quando o café filtrado é preparado, grande parte de tais substâncias são eliminadas no filtro, se transformando em um café expresso muito mais fino e com o visual menos gorduroso.

2. Ótimo aliado na prevenção da depressão

Foi feito um estudo por um grupo de especialistas do Harvard Medical School, apontando que as mulheres que consomem duas ou mais xícaras de café durante o dia estão menos propensas ao desenvolvimento de um quadro de depressão.

Segundo esses especialistas, a cafeína consegue modificar a química do cérebro humano e, nesse sentido, consegue proporcionar mais vitalidade, reduzindo as chances de depressão.

A pesquisa ainda aponta que no grupo que foi controlado por uma década, as mulheres que bebiam acima de 4 xícaras de café diariamente possuíam 20% a menos de chance de serem acometidas pela depressão.

No entanto, os mesmos cientistas deixam claro que o consumo exagerado do café pode ser um gatilho para trazer sintomas de ansiedade.

3.Café filtrado tem substâncias anticancerígenas

Além dos benefícios que envolve o controle do colesterol, o café filtrado também auxilia na prevenção contra o câncer. Isso porque foi apontado em estudos que o café possui propriedades anti-inflamatórias que conseguem desenvolver uma retenção dos efeitos de alguns tipos de doença, como o câncer de fígado ou de boca, por exemplo.

Mas, isso não é tudo! O café filtrado também atua como uma prevenção da doença, mas é importante conter o exagero. Além disso, priorize o café preto com pouco açúcar ou até mesmo sem. Afinal, ao adicionar açúcar ou leite na bebida, as propriedades podem ser alteradas, dessa forma, reduzindo as propriedades.

4. Mais longevidade

Embora não seja do conhecimento de muitas pessoas, o café filtrado é capaz de proporcionar uma vida mais saudável e longa. Foi divulgada uma pesquisa pelo europeu Journal of Preventive Cardiology, mostrando que o consumo de café filtrado oferece mais vantagens do que não incluir a bebida na dieta.

Os cientistas ainda provaram por meio desse estudo que o café filtrado diminui o risco de morte por qualquer doença de 15%, sendo que 12% dos homens tinham menos chances de morrer por doenças do coração. Em contrapartida, esse número foi expandido para 20% nas mulheres. A pesquisa foi comparada a pessoas que não bebiam café.

Ou seja, um risco diminuído em 12% de morte por doenças cardiovasculares nos homens e um risco diminuído de 20% de morte por doenças cardíacas em mulheres, quando comparadas às pessoas que não consomem a bebida.

5.Café filtrado pode prevenir diabetes tipo 2

Um estudo realizado com cerca de 200 mil pessoas de diversos países ao redor do mundo, apontou que o café pode auxiliar na prevenção de diabetes tipo 2, considerando que ele ajuda a regular a glicemia no sangue.

Além disso, uma pesquisa feita pelos especialistas de Harvard potencializa essa ideia, visto que foi revelado que os riscos de desenvolvimento da doença reduzem 11%, se a pessoa consome ao menos uma xícara de café filtrado diariamente. 

Do mesmo modo, o estudo afirmou que optar pelo não-consumo de café aumenta as chances de desenvolver a patologia em até 17%.

Agora que você já conhece esses benefícios, bateu a vontade de beber um passado na hora? Mas, é importante enfatizar que: ainda que você tenha uma grande paixão por café, ele deve ser consumido com moderação. Isso porque muita cafeína é capaz de provocar nervosismo, insônia e tremores.

Conclusão

Agora que você já conhece os benefícios do café filtrado, aprecie essa bebida tão saborosa e popular.

Reply

4 + dezessete =