Todas as etapas de uma coleção devem se comunicar entre si. Desde a escolha do tema até a confecção das peças, o processo deve refletir os valores da sua marca e corresponder ao que os clientes esperam da sua marca. Para lançar sua coleção e garantir o sucesso, é preciso pensar em muitos detalhes, inclusive no mix de produtos da moda.
Continue lendo para saber mais como!
Qual é o mix de produtos de moda?

O mix de produtos de moda nada mais é do que um mix harmonioso de peças, modelos e estampas.
Isso porque, embora seja composta por vários elementos, é preciso planejar a diversidade de peças que farão parte de uma coleção para que elas conversem entre si.
Por isso, é responsável pela variedade de produtos dentro de uma coleção, atendendo às diferentes necessidades do seu público. Sua função é agrupar e categorizar as roupas de acordo com seu design e uso na fabricação.
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Por que é interessante para sua marca fazer um mix de produtos de moda?
Produtos com propostas não alinhadas entre si podem dificultar a compra do cliente, ocasionando acúmulo de estoque e outros problemas. Por isso o mix de produtos de moda é muito importante para quem está lançando uma coleção.
Com ela, é mais provável que a cliente leve peças que “combinam” entre si, sendo elementos complementares no look. Por isso, na hora de definir sua coleção, escolha peças que façam sentido quando usadas em conjunto para que sua clientela se interesse mais por elas.
Também é necessário ter uma combinação equilibrada, mas variada. Tenha quantidades proporcionais de cada peça, assim como modelos que são usados com mais frequência e que são vendidos “por conta própria”.
Como pode ser organizado o mix de produtos de moda?
É comum que surjam algumas dúvidas durante a montagem de um mix de produtos de moda. Por exemplo, quantas peças eu preciso fazer? Qual variedade de estampas, modelos e tamanhos é ideal?
Para responder a essas e outras perguntas, antes de mais nada, você deve entender como seus clientes se comportam e como consomem seus produtos.
Não necessariamente um acervo muito diversificado será seu recorde de vendas. Você precisa trabalhar e ficar atento a alguns pontos, como estes:
Alcance
A abrangência fala das linhas de produtos que sua marca terá. Para que uma coleção seja consistente, ela deve ter entre 5 e 10 categorias.
A ideia através do mix de produtos é que sua coleção atinja o público-alvo e gere interesse por ele.
Consistência
Tudo o que você oferece aos seus clientes deve levar a identidade da sua marca. A consistência aqui se refere a como as linhas de produtos se relacionam entre si em termos de uso, produção e distribuição.
Esta apresentação pode ser usada tanto para a coleção quanto para o desenvolvimento da marca.
Quantidade
Você já deve ter se perguntado: qual é o número ideal de peças em uma coleção? Geralmente, tem 12 peças. Porém, existem algumas menores, como as coleções cápsula, que possuem 8 peças.
Ao pensar nisso, você também deve considerar quantidades proporcionais de peças, segmentando de acordo com seu tipo.
Em uma coleção de 12 peças você pode oferecer 4 modelos de blusas, 3 calças, 2 shorts, 2 saias e 1 jaqueta, por exemplo.
Ou, no caso de uma coleção cápsula, pode ser classificada da seguinte forma: 4 modelos básicos, 3 modelos tendência e 1 modelo conceito. Entenda mais sobre esse tipo de divisão a seguir!
Conheça a pirâmide para compor um bom mix de produtos
Ao planejar uma coleção de moda, você deve pensar não apenas na sua marca, mas também nos hábitos de consumo do seu público-alvo. Por exemplo: o seu cliente em potencial prefere roupas populares entre os influenciadores da moda ou aquelas que são atemporais, básicas, mas elegantes?
Você deve distribuir seus produtos em 3 blocos, isso facilita a criação das peças. A escolha da segmentação em cada um desses grupos deve estar atrelada ao posicionamento da sua marca.
Você pode organizá-lo da seguinte maneira:
Básico
As peças básicas são aquelas que estão presentes em todas as coleções, recebendo apenas uma atualização ou outra. Fazem parte da rotina das pessoas e, devido ao combo preço bom + design atemporal, dependem de menos esforço de vendas do que o restante da coleção.
Durante e após a pandemia, as pessoas começaram a buscar mais conforto na hora de se vestir. Assim, as peças básicas, que antes faziam parte de 25% das coleções, agora chegam a 50%, um aumento que reforça como a busca por clientes está mudando.
Tendência
As peças tendência são o resultado do que foi visto nas passarelas, nos sites de moda e nos perfis das fashionistas. Eles geralmente têm cores, estampas e acabamentos diferentes a cada nova estação.
Estas peças duram entre uma e duas coleções no máximo. Mais tarde, com o surgimento de outras novidades, elas ficam saturadas e não atraem mais a atenção dos consumidores como antes.
Você pode investir entre 45% e 65% das peças de sua coleção neste bloco, aproveitando as tendências crescentes. Aliás, é nessa parte da coleção que você pode adicionar o maior percentual de marcação nas peças.
Conceito
Essas são as peças que carregam o estilo da coleção. Em geral, possuem modelos diferenciados, pensados por estilistas para surpreender o público e trazer novas inspirações. Uma marca famosa que usa muito bem esse artifício é a Balenciaga .
Peças conceituais são utilizadas em vitrines, catálogos e desfiles de moda para chamar a atenção do consumidor, provocando até dúvidas. Normalmente cerca de 5% da arrecadação é atribuída a esta categoria.
Leia mais: Market mix: como definir estratégias para cada nicho
3 dicas para montar um mix de produtos de moda
1. Acompanhe o comportamento do consumidor
Estar sempre atento aos hábitos de consumo do seu público é uma forma de saber o que vale mais a pena investir em um mix de produtos.
Como as peças são desenvolvidas pensando nele, é importante entender quais são as tendências que ele gosta, se é tradicional e gosta de peças mais básicas ou um estilo criativo, sendo mais adepto de modelos vistos em desfiles de moda. .
Por meio de seus clientes fiéis, a marca já consegue ter um termômetro do que pode ou não dar certo no próximo lançamento.
2. Pense em peças conceituais
Embora as peças-conceito façam parte de uma pequena porcentagem da coleção, elas são bastante estratégicas na montagem de um mix de produtos de moda.
Isso porque são mais caros e, normalmente, têm produções mais elaboradas, além de serem exclusivos e poucos consumidores os compram.
3. Promova nas redes sociais
As redes sociais são grandes aliadas para quem quer divulgar sua coleção. Nelas você pode mostrar e propor combinações de peças com fotos e vídeos.
Exemplos de mix de produtos de moda
Os exemplos mais comuns de mistura de produtos de moda são compostos por modelos como:
- Tops (blusas, camisas e camisetas);
- Cuecas (saias, shorts e calças);
- Peças únicas (vestidos, macacões e macacões);
- Sobreposições (casamentos, casacos e camisolas).
No entanto, as empresas que trabalham com moda praia podem ter um mix de produtos diferente, composto por:
- Biquínis, fatos de banho e fatos de banho;
- Cangas e páreos de praia;
- viseiras, bonés e chapéus;
- grampos de cabelo;
- Bolsas.
As empresas que operam no setor do calçado podem apostar em:
- Zapatillas;
- Botas;
- Sandalias;
- Chancletas;
- tamancos;
- Meias;
- Bolsos de mano;
- Acessórios.
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